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 data\audio

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fifa2002

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MensagemAssunto: dataaudio   Ter Dez 04, 2007 4:35 pm

Bem, começando a série de tutoriais pro fórum, esse é o primeiro, por ser a primeira pasta na pasta data.
Aliás, resolve-se entrar na pasta data direto pois é nela que está 95% da importância do FIFA (não menosprezando as outras pastas anteriores).

Como o próprio nome diz, a pasta áudio traz os arquivos de áudio, que serão usados no FIFA 2002.

audio/music
Não costuma ter em todos os FIFA's. Pra quem tem o América Gold ou outro patch qualquer instalado, pode ter. Se o FIFA é CD, pode ter também (mas nem sempre, pois nesse caso, o CD é necessário em razão própria das músicas).
A pasta (novamente: como o nome já diz) é para as músicas do jogo. Mas as músicas aqui faladas são as músicas de MENU. Não só de Menu, mas as que tocam durante o jogo (não confunda com grito de torcida), ou no Menu do Jogo.
Falando em músicas, as 10 músicas originais do FIFA são:
"Never Gonna Come Back Down (Hybrid’s Echoplex Dub)", de BT;
"Energy Flow", de Vitae;
"First Snow", de Issi Noho;
"Tenshi", de Gouryella;
"Overdrive", de Sandy v Housetrap;
"Stop and Panic", de Cirrus;
"Repeat the Sequence", de The Edison Factor;
"Das Glockenspiel", de Schiller;
"The Bells", de Terpsichord;
"Revolution", de R4’s.

As músicas do Menu podem ser facilmente editadas, conforme você poderá ver abaixo. Os nomes dos arquivos são:
S01.str; S02.str; ...; etc...
Para substituir um arquivo, é só renomear de acordo com o nome acima.

-------------------------------------------------------------------------------------------
Não é só isso. A pasta audio/music também traz esses 3 arquivos:
music.ini
oop.ini
music.ver

O "music.ini" traz apenas as músicas e uma possível ordem de execução dentro do jogo. Por exemplo, no CD "FIFA 2002 - Br" o conteúdo é o seguinte:
S04 S05 S06 S07 S08 S01 S02 S03 S09 S10 S12 S11 S13

O "oop.ini" traz um conteúdo indecifrável, já que não dá pra saber com programas do Windows. Deve ter relação com os outros áudios da pasta.

O "music.ver" tem seu conteúdo desconhecido, pois não achamos nenhum programa que abra ".ver's"

-------------------------------------------------------------------------------------------
Nessa pasta também estão os arquivos de áudio interno do jogo. Por exemplo, os arquivos da hora do gol, os arquivos da hora de entrar em campo, os arquivos de vaia, etc.
Cada arquivo serve para algo (óhhh). Mas arquivos diferentes servirão para a mesma coisa. Por isso que se pode ter a escolha de mais de uma música de gol, por exemplo.
Exemplo: os arquivos 2gogena1.str, 2gogenb1.str servem para a mesma coisa. O que muda é o final. O arquivo fica na forma 2gogenx1.str, variando no "x" vermelho alguma letra, indo de "a" à "z". No nosso caso, vai até 2gogenu1.str, ou seja, letra U.

Esses arquivos servem para o seguinte:
2eglsh*1.str - Expulsão (Cartões)
Arquivos em Ordem Alfabética entre esses dois citados - Expulsão (Cartões)
2goown*1.str - Expulsão (Cartões)
2ingen*1.str - Música de Introdução
O que não falta na pasta é arquivo de áudio... A maioria de expulsão! Ou seja, pegue um conversor de áudio e divirta-se descobrindo os áudios!

audio/spc
São as narrações, pra quem tem o CD. São 6 arquivos. Pode-se pegá-los pela net.

O "speech" que tem na pasta também é indecifrável. Mas é arquivo de configuração.
Temos "spcbra.ver" e "audspc.big" como arquivos de configuração também!
Já:
players.str - É a narração dos jogadores. Se você pegar um editor de arquivos de áudio pro FIFA e abrir o "players.str", ouvirá a voz do narrador falando SEAMAN, que é o goleiro do Arsenal. É nesse arquivo que ficam armazenados os nomes dos jogadores que são falados durante o jogo.

teams.str - É a narração dos times. Se você pegar um editor de arquivos de áudio pro FIFA e abrir "teams.str", ouvirá a voz do narrador falando ARSENAL, que é o time 0001 do jogo. É nesse arquivo que ficam armazenados os nomes dos times que são falados no início do jogo.

spcbra.str - É a narração em português. Todas as falas estão contidas aqui. Os comentários de Antônio Moreno e a narração do Milton Leite. Não existe esse arquivo (citei ele em razão de ser a narração em português). Existe outras versões, óbvio, que são modificados de acordo.

audio/sndmisc
Arquivos .big e .bnk. Praticamente indecifráveis.
Mas pensando obviamente são os arquivos de configuração dos áudios. Na pasta principal nenhum arquivo nos interessa...

SubPasta - strloop
Agora sim! Nessa pasta ficam 6 arquivos: Strcrd01.str, Strcrd02.str, ..., Strcrd06.str. Esses arquivos são os gritos de torcida, os gritos que a torcida faz durante o jogo.
Quando se usa o FIFAFx, ele salva os arquivos nessa pasta, por isso que quando você joga com FIFAFx você ouve o som da torcida correspondente!
Pode ser facilmente editado com um programa de edição de áudio para FIFA 2002. Falando nisso...

Editando Arquivos de Áudio
Existem diversos conversores de arquivos .mp3 para .str (que é o formato compatível FIFA).
CONTINUO
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MensagemAssunto: Re: data\audio   Sab Jan 12, 2008 8:13 pm

com essas informações seria então possível fazer uma nova narração para o fifa com um narrador escolhido. complicado pq o cara ia ter que ver aquivo por arquivo pra saber o som de cada um ai pegava uma narração de outro jogo e com outro narrador e botava no formato do fifa 2002
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MensagemAssunto: Re: data\audio   Dom Jan 13, 2008 9:30 am

games escreveu:
com essas informações seria então possível fazer uma nova narração para o fifa com um narrador escolhido. complicado pq o cara ia ter que ver aquivo por arquivo pra saber o som de cada um ai pegava uma narração de outro jogo e com outro narrador e botava no formato do fifa 2002

games: primeiro pra fazer a narração teria q pegar esse arquivo ".str" transformar para mp3 ou wav e teria q pegar as falas de outro narrador e colocar as falas no mesmo tempo das outras certinha para naum ter erro!
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