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 Tutorial de Estádios - by BeNé

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MensagemAssunto: Tutorial de Estádios - by BeNé   Ter Dez 04, 2007 5:25 pm

TUTORIAL DE ESTÁDIOS
by BeNé


Introdução:
A construção de estádios, é uma coisa muito cansativa, e por ser cansativa, exige muita paciência.
Por isso, se você quer realmente fazer estádios, seja muito paciente, pois um estádio demora um certo tempo.
Quando você ver como se faz estádios, provavelmente irá desanimar, mas lembre-se, nunca desista, porque quando você fizer um estádio, o resultado é compensador.
Esse é um tutorial muito simples, porém acho que irá ajudá-lo a compreender o básico sobre como se faz estádios.
Faça o estádio com calma, não tenha pressa, pois como dizem, "A pressa é inimiga da perfeição".
Então vamos ao início!


Ferramentas:
As ferramentas necessárias são:
PROGRAMA: ONDE ENCONTRÁ-LO:
ConvRav (SOCCERGAMING)
G2 ou G3 stadium view (FIFAMANIA.IT 2001) >>>O G2 é menos complicado
Flag position editor (FIFAMANIA.IT 2001)
EAGraph (SOCCERGAMING)
GFXPAK (FIFUDISTATION)
Word Pad
Um editor de imagens - o PAINT dá conta do recado, porém se você tiver o Photoshop (o que eu utilizo) ou o PaintShop será melhor.


Como funciona um estádio?
Um estádio é simplesmente local onde os polígonos são colocados nos seus lugares e "forrados" com imagens.

Arquivos:
Os arquivos stad0Xyy.rav e stad0Xyy.fsh (onde X é o número do estádio e y é o clima que estará no estádio) são onde você modifica a estrutura e as imagens respectivamente.
Esses arquivos são encontrados dentro dos arquivos 04yy_s.big e 04yy_p.big, 05yy_s.big e 05yy_p.big, 06yy_s.big e 06yy_p.big, 07yy_s.big e 07yy_p, 08yy_s.big e 08yy_p.big
Em cada um deles você verá que existem as letras cd (limpo - dia), cn (limpo - noite), rd (chuva - dia) e rn (chuva - noite).
Vamos começar pelo cd (limpo - dia)

Obs.: Os estádios originais do Fifa não se modificam, por isso o ideal é que você pegue um estádio G3 (no FIFUDISTATION você encontrará vários).


Início:
_Crie uma nova pasta onde você quiser.

_Vamos começar abrindo pelo Ea graph o arquivo big citado acima e extraindo para a pasta criada, o arquivo stad0Xcd.rav

_Abra o bloco de notas e salve um documento em branco na mesma pasta.

_Agora abra o ConvRav e na primeira janela (import/export), clique nos botões | ... | (um de cada vez) e indique no primeiro o arquivo stad0Xcd.rav e no segundo o arquivo de texto. Feito isso, clique no ícone Export from rav
(você acabou de transformar a estrutura do estádio em texto)


_Abra o arquivo de texto (irá aparecer uma mensagem, clique em sim), mas não se assuste com os números, pois cada "Object" representa um polígono.

>>>Observe pelo G2 stadium view, como é a estrutura do estádio que você vai mexer, abrindo o stad0Xcd.rav


Como funciona o polígono?
O polígono funciona da seguinte maneira: a primeira coluna vertical move o polígono para as laterais. A coluna do meio move o polígono para cima e para baixo. A terceira coluna move o polígono para o lado da linha de fundo.Quando um polígono está todo no 0, significa que ele é um pontinho invisível no meio de campo.

Object 1:
NAME=STD
VERTEXES=4
2500.000000, 100.000000, 1000.000000
2500.000000, 100.000000, 0.000000
2500.000000, 0.000000, 0.000000
2500.000000, 0.000000, 1000.000000
TEXTURES=1
NAME=addb

NESSE CASO O POLÍGONO ESTÁ ASSIM:



Observe que a primeira coluna está toda no 2500.000000, que significa que todas as quatro pontas estão na mesma coordenada lateral (lembra que a primeira coluna move para a lateral?), ou seja, o polígono está reto acompanhando a linha lateral do campo, porém se ele estiver só assim, será apenas um ponto na coordenada 2500.000000, pois se as outras colunas estiverem todas no zero, ele não terá nem altura nem largura. Mas como ele está com 100.000000 de altura em duas pontas e zero nas outras duas, ele será uma linha reta de pé na coordenada 2500.000000. Agora só falta ele ganhar a largura de 1000.000000 em uma ponta alta (no 100.000000) e outra baixa (no 0.000000).

_Agora você irá colocar qualquer número (de um a nove) na frente de qualquer número de um polígono (sugiro um número alto) para mudá-lo.

_Novamente você irá pelo ConvRav no ícone Import to rav

_Pelo G2 stadium view, abra novamente o stad0Xcd.rav e você irá notar que o polígono se moveu.

>>>Continue treinando assim, até você pegar um pouco mais das manhas.

Sabe quando dizem assim: "estádio feito totalmente do zero..." significa que o estádio foi feito desde o primeiro ao último polígono. Pois é, agora tente zerar todos os polígonos (se você pegar uma sequencia de polígonos zerados, tente contar o número certo de polígonos copiados para os polígonos colados, pois um erro aí pode ser fatal, porque cada arquivo tem seu número certo de polígonos.

_Agora você irá construir seu estádio, colocando as coordenadas nos polígonos

>>>Sugiro que você copie um polígono da arquibancada de qualquer estádio, copiando-o, colando no polígono seguinte e "arredando-o" para o local desejado.


Dicas:
> Faça apenas 1/4 do estádio, desde o 0 lateral até o 0 da linha de fundo, depois copie todo esse 1/4 e cole, invertendo-o com o menos, até formar o estádio completo.

>>Não podem existir nomes de texturas que não existirem no stad0Xcd.fsh, mas fique atento que existem arquios fsh que têm a textura apenas no nome, mas não têm ela de verdade, isso você descobre pelo ConvRav, quando a textura não existir, na hora que você clicar no Import to rav, ele dará uma mensagem de erro: "Warning! Object 1 (STD) Texture addbd not in ravfile. Skipping textures"

>>>Não utilize a textura glow, flut ou luxx ainda, pois elas são a iluminação do estádio.

>>>>O nome que vem em baixo de cada Object, é o nome da textura que ele terá, você pode alterar o nome desde que esse nome exista no stad0Xcd.fsh

AGORA EU NÃO POSSO DIZER MAIS NADA, POIS É A HORA DO EDITOR (VOCÊ)


Observações:
> Para instalar o estádio, copie os arquivos 0Xcd_s.big e 0xcd_p.big da sua pasta para a pasta enviro do seu FIFA.
>> Pelo G2 editor, não é necessário salvar o estádio. clicando no disquetinho.
>>> O G3 editor não mostra o estádio corretamente, os lados são invertidos, observe isso no jogo.


Feito o estádio, agora você irá abrir o Word Pad e escrever o seguinte:

gfxpak -p 0Xcd_s stad0Xcd.rav
(X - número do estádio têm que ser igual ao número do big)
salve com qualquer nome e no final .bat, em documento de texto - formato MS-DOS na mesma pasta criada
Execute-o, e se não der nenhuma mensagem de erro podemos prosseguir, se der, tente solucionar o problema.
Obs.: o Gfxpak deve estar na mesma pasta.


TUTORIAL CONTINUA
XÁ COMIGO!
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